• Opusquale

CSC em pequenos negócios: saiba como utilizar

Atualizado: Fev 4

Que os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) são uma boa estratégia para reduzir custos e organizar processos não há dúvidas. Mas o que  não se fala sobre o assunto é a aplicação de CSC em pequenos negócios. Boa parte dos gestores ainda têm a mentalidade de que serviços compartilhados são apenas para grandes empresas.

No entanto, quando aplicado corretamente, o conceito de CSC em pequenos negócios gera diversos ganhos e pode transformar a gestão da empresa. Neste post vamos trazer algumas dicas para que empresas de pequeno e médio porte adotem serviços compartilhados em suas rotinas. Confira!

Por que CSC?

A primeira questão que se precisa avaliar é o porquê adotar serviços compartilhados. Como já falamos aqui em nosso e-book sobre o tema, CSC não é uma tecnologia específica, mas sim uma metodologia que prevê a unificação de diversos serviços em um mesmo núcleo.

São aqueles trabalhos rotineiros e que não estão ligados diretamente ao core do setor, mas que tomam tempo dos profissionais e podem até mesmo prejudicar a produtividade. Respostas a solicitações de férias e benefícios no RH, atendimento ao service desk, emissão de cobranças no financeiro, manutenções prediais ou atualizações da área de TI.

Tudo isso pode ser centralizado em um único local, com solicitações sendo classificadas por prioridades e atendidas de forma a reduzir custos e tempo e evitar que determinada situação comprometa a produtividade da equipe.

Segundo estudo da PwC sobre CSCs, a maioria das empresas que adota este conceito espera uma redução de 20% nos custos da companhia. 93% delas economizam reduzindo custos com pessoal e 33% economizam na infraestrutura de TI.

CSC em pequenos negócios – três fundamentos para adotar

Para que o conceito de CSC atenda às necessidades de empresas de pequeno ou médio porte é importante entender que ele deve ser adaptado à realidade do negócio. E três fundamentos podem ajudar a aplicar um CSC na suam empresa, reduzindo custos e otimizando a operação. Veja quais são:

                1 – Mapeamento prévio

O primeiro passo é identificar quais atividades podem ser direcionadas a um CSC e de que forma elas serão atendidas. É nesta etapa que se cria o que chamamos de catálogo de serviços. Aqui na Ellevo, nossos especialistas apoiam as empresas neste processo inicial, através de consultorias bem direcionadas.

Com este mapeamento, você já poderá partir para a estruturação do CSC.

                2 – CSC digital é a melhor escolha

Uma das questões mais impactantes em pequenas empresas é o orçamento para estruturação do CSC. Como já falamos aqui, um centro de serviços compartilhados é um conceito e não uma tecnologia ou sistema específico. Por isso ele pode ser adaptado à sua realidade. Uma boa indicação neste sentido é criar um CSC digital ao invés da estrutura física. Isso é possível graças às plataformas de gestão direcionadas para este conceito, como o sistema da Ellevo. Dentro dele é possível aplicar o catálogo de serviços, classificar as demandas, direcioná-las para os profissionais responsáveis e ainda extrair indicadores de produtividade e tempo para atendimento. Tudo isso dentro do seu orçamento.

                3 – Mudança no mindset

Esse é um grande desafio para a aplicação de qualquer mudança, e não é diferente quando falamos de CSC em pequenos negócios. É fundamental que, junto com a tecnologia, venha uma mudança de mentalidade e engajamento das lideranças. É preciso entender que a adoção de novos métodos de controle de processos e atividades condiz com a realidade imposta pela transformação digital. Em ambientes cada vez mais competitivos, reduzir custos sem implicar no serviço prestado é essencial. E é apenas através de novos formatos de gestão, novas tecnologias e automação isso será possível.

Quer saber mais sobre CSC, seus benefícios e particularidades? Confira aqui o e-book que preparamos sobre o tema. E para entender como podemos ajudar a sua empresa a adotar este conceito, fale com um de nossos especialistas.





8 visualizações

© 2016 By Opusquale TI

  • s-facebook
  • s-linkedin