• Opusquale

Corona – Um vírus que nos obrigou a trabalhar em casa

Sempre sonhou com o trabalho home office, mas nunca se imaginou de fato trabalhando de casa? Sentiu receio dessa doença e tudo que ela pode provocar? Começou a fazer o home office e ficou perdido em como se organizar? É necessário foco! Veja as dicas!


Primeiro, sobre o vírus: o que é importante saber:

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).


Prevenção, transmissão e sintomas

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel. Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir. Evite aglomerações se estiver doente. Mantenha os ambientes bem ventilados. Não compartilhe objetos pessoais.

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

  • O toque do aperto de mão é a principal forma de contágio;

  • Gotículas de saliva;

  • Espirro;

  • Tosse;

  • Catarro;

  • Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc.


Os sintomas mais comuns são:

  • Febre E;

  • Tosse OU Dificuldade para respirar;

  • Entre outros sintomas gripais;


Se aparecerem os sintomas ligue para 136 ou procure um posto de saúde.


Com todos problemas que o vírus pode desencadear e disseminação rápida, houve restrições sociais e com isso uma realidade desejada, porém nova: Home Office.


Trabalho em casa! Como se organizar?


O maior desafio do trabalho em casa, além da comodidade que pode gerar certa preguiça, é a organização do ambiente e principalmente se for uma família grande ou com crianças. Tudo isso parece insano para trabalhar certo? Calma, não é tão complicado assim!

Escolha um ambiente tranquilo da casa e faça daquele local sua “bolha” dentro de casa, pode ser seu quarto, um cantinho da sala ou aquele espaço mais afastado em que o fluxo da casa não interfira muito. Todos estamos home, portanto, todos sabemos que pode haver ruídos, latidos, choros e é normal!


A gestão da equipe ou das ações são basicamente as mesmas, bem como resultados ao fim do dia devem ser também. Portando, se organizar no primeiro horário do dia faz uma diferença enorme, priorizando as demandas com alta criticidade e definindo de forma muito específica prazos para si mesmo. Sabe aqueles aplicativos de bloquinho de notas? Ou o lembrete de tarefas do e-mail e celular? Use-os! Ao fim do dia, você perceberá o quanto isso faz diferença!


Comunique-se! Desde que não vire bate papo, é muito importante que os funcionários conversem trocando e-mails e mensagens estabelecendo as atividades de cada um para que uma mesma ação não seja feita por 2 pessoas ou mais e que fique claro a atuação de cada um para o resultado final ser qualitativo.


Evite chamadas, aplicativos de call ou ligações o tempo todo. Vai consumir tempo e nem sempre é eficaz (exceto para dúvidas sobre o planejamento). Por vezes, sabemos que há reuniões que são feitas e que um e-mail resolveria certo? Dê preferência para e-mail, copie todos sempre. Dessa forma não se esquece o que foi conversado por telefone, evitamos erros e todos estão sempre cientes, não apenas quem conversou pelo call.

Nunca se esqueça que no período de trabalho, você está de fato trabalhando! Mas não esqueça que precisa cumprir suas necessidades. Trabalhar home muitas vezes nos faz dobrar a dedicação pelo receio de ser julgado, almoços as vezes na frente do micro fazendo alguma atividade ou agilizando ‘rapidinho’ aqui. Não faça isso! Para sua saúde mental, não faça! Separe seu horário de almoço, faça uma pausa de 15 minutos durante os turnos assim que puder, beba água! Muitas vezes dentro da empresa não achamos alguém que precisamos, já em casa sabemos que ele está lá! E isso nos deixa, por vezes, achando que ao ligar, imediatamente seremos atendidos! Ou a mensagem imediatamente será respondida ou que ‘se está em casa tem que atender’. Não haja assim e nem pense assim.


Enfim, o mais importante é o negócio fluir, muita paciência para os resultados serem mantidos e em um momento como esse a cooperação e humanidade devem falar mais alto! Todos precisamos trabalhar, todas empresas precisam manter suas atividades para que todos unidos possamos sair dessa e fazer a diferença!


Nós da Opusquale trabalhamos com home office faz 5 anos, após acertar agendas e cronogramas sentimos quão prazeroso é trabalhar com esse conforto e sabemos que os resultados podem ser ainda melhores! Oferecemos consultoria com qualidade, temos apresentações online e trabalhamos com eficiência no suporte dos nossos clientes. Fornecemos ao mercado soluções inovadoras e de alto valor agregado para gestão de atendimentos, serviços, processos de negócio e ativos. Disponibilizamos aos nossos clientes uma plataforma completa, que agrega automação, inteligência e integração aos processos de negócio, visando transformar a empresa pela organização interna. A solução para gestão de serviços, processos e ativos fornecida pela Opusquale é utilizada por várias empresas líderes de mercado em seus segmentos, nas suas Centrais de Serviços Compartilhados (CSC), Help Desk, Service Desk, SAC, Projetos entre outras aplicabilidades. Uma Plataforma de Excelência e Transformação Digital.


Precisa de ajuda? Entre em contato e conte conosco!






  • Sites referencia para o texto


https://exame.abril.com.br/carreira/precisa-fazer-home-office-por-causa-do-coronavirus-confira-as-dicas/

https://coronavirus.saude.gov.br/

https://www.opusquale.com.br/

5 visualizações

© 2016 By Opusquale TI

  • s-facebook
  • s-linkedin