• Opusquale

Cinco dicas para garantir produtividade no trabalho remoto


A sua empresa já adotou as medidas de segurança indicadas pela Organização Mundial da Saúde durante a pandemia de Covid-19? Se o trabalho remoto passou a fazer parte da sua rotina, pode ser desafiador conseguir conciliar a situação doméstica com as demandas do trabalho. E não é apenas o colaborador que precisa se adaptar, mas também a própria empresa, que deve trazer novos modelos de gestão e de produção para este período.

E não é apenas o colaborador que precisa se adaptar, mas também a própria empresa, que deve trazer novos modelos de gestão e de produção para este período. Para saber mais sobre o tema, conversamos com o consultor empresarial Roberto Vilela, que elencou algumas dicas para profissionais e lideranças em tempos de home office. Confira ainda como podemos ajudar a sua empresa neste contexto:


1 – Crie uma rotina de trabalho

Roberto diz que mesmo estando em casa é importante manter os hábitos comuns do dia a dia. Por exemplo: ter um horário definido para acordar, tomar café, começar a trabalhar. Respeitar uma carga horária que não comprometa a qualidade das entregas, com hora para começar e para terminar o dia de trabalho também é importante. Se você é líder de uma equipe, agende reuniões de alinhamento diárias para que todo o time possa conversar e tirar dúvidas. Apenas 15 minutos podem ser suficientes para facilitar este contato.


2 – O ambiente precisa ser adequado

Outra dica do consultor empresarial é em relação ao espaço físico de trabalho. Quando tocamos neste assunto existe um senso comum de que local adequado para o trabalho remoto é aquele com conforto. Então, se possível, reserve um cômodo ou um espaço da casa que seja exclusivo para trabalho. Um lugar bem arejado e iluminado, com uma boa cadeira, por exemplo, deve ser levado em consideração. Quem costuma ter muitas reuniões deve priorizar ainda um ambiente que o permita se isolar do restante da casa, para que a produtividade não seja impactada pela rotina familiar.

A empresa pode ajudar neste sentido, disponibilizando, por exemplo, laptops e celulares corporativos para que as equipes possam desempenhar suas funções.


3 – Soluções digitais

Com a drástica redução de encontros presenciais, recorrer a plataformas digitais para realizar reuniões e alinhamentos será essencial. Roberto diz que mesmo no trabalho remoto é importante manter o contato com a equipe, clientes e parceiros. O contato frequente entre liderança e equipe, por exemplo, será fundamental para que o trabalho continue.

E a plataforma Ellevo é uma grande aliada neste sentido. Com ela as lideranças podem mensurar a produtividade da equipe, os times podem receber e verificar as atividades que devem desempenhar e ainda realizar atendimentos. Ou seja: dá para continuar o trabalho tranquilamente e de forma transparente.

Outros recursos indicados pelo consultor empresarial são os aplicativos de mensagens instantâneas – que sua empresa pode disponibilizar para clientes internos em integração com a plataforma Ellevo. Chamadas de vídeo e áudio também ajudam no alinhamento e a espantar a solidão neste período de isolamento sociail.


4 – Feedbacks e atualizações

Segundo Roberto Vilela, para empresas que adotaram o home office para toda a equipe, é importante se criar uma rotina semanal ou até mesmo diária de atualização. Além do apoio de plataformas como a Ellevo, conversar com a equipe para ouvir seus desafios e inserir estas lições aprendidas após a normalidade da situação será importante para a melhoria da rotina da empresa.


5 – Defina metas e prioridades

Por fim, o consultor indica a definição de entregas previamente. Assim como na rotina normal de trabalho, no home office é fundamental ter metas e prioridades definidas. Comece a executar sempre as atividades mais complexas e urgentes, evitando a procrastinação. Lembre-se: você segue trabalhando e o home office é uma relação de confiança, que exige dedicação de todos os envolvidos.



16 visualizações

© 2016 By Opusquale TI

  • s-facebook
  • s-linkedin